3 Métodos de Evangelização pela Internet
A internet faz parte do dia a dia de crianças, jovens e adultos. Nela,  algumas ferramentas criam novos espaços para a comunicação e permitem  que a divulgação seja simples, gratuita ou de baixo custo ao alcance de  todos. Há ferramentas para quem quer trabalhar com texto, som, fotos,  vídeos e até mesmo para quem não tem computador, mas tem um celular  capaz de acessar a internet.
A Igreja Adventista constatou que o  uso da mídia em suas diversas formas é imprescindível na pregação do  evangelho como uso do rádio e televisão. Mas quando se trata de  mobilidade, interatividade e disponibilidade, a internet ganhou o seu  espaço. Enquanto que alguns programas de rádio e televisão são  transmitidos em horários em que as pessoas estão envolvidas em suas  atividades diárias como trabalho ou estudos, o conteúdo publicado na  internet permanece disponível até mesmo para aqueles que só podem  acessá-los nas madrugadas, ou seja, disponível a qualquer hora do dia.
Essa fase de evangelização virtual não deve ser ignorada por se tratar  de um método relativamente novo. Quanto a isso, Ellen White afirma que  “Alguns métodos usados nesta obra serão diferentes dos que foram postos  em prática no passado." Evangelismo p. 130.
A internet já é prova disso  diante dos resultados já alcançados.
Depois de Muito tempo fui vasculhando a net e postarei abaixo formas diferentes de evangelismo através da internet:
EMAIL:
É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de  sistemas eletrônicos de comunicação. Ainda é o meio de comunicação mais  usado na internet.
Evangelizando com emails:
1. Envie mensagens a  um grupo de amigos com reflexões e pensamentos bíblicos.
2. Crie  notas de rodapé nos emails com sugestões de sites cristãos ex:(http://conectandocomjesus.blogspot.com). Mesmo que discreto, é um método eficaz, uma vez que muitos  e-mails são reenviados pelos destinatários a outros amigos e uma só  mensagem poderá alcançar inúmeros outros leitores.
SITES/Blogs
A palavra site em inglês tem exatamente  o mesmo significado de sítio em português, pois ambas derivam do latim  situs ("lugar demarcado, local, posição") e primariamente, designa  qualquer lugar ou local delimitado (sítio arquitetônico, sítio  paisagístico, sítio histórico, entre outros). No português do Brasil, a  palavra sítio designa, com maior freqüência, uma propriedade rural de  área modesta, freqüentemente usada para lazer ou lavoura.
Em  inglês, surgiu o termo website (às vezes web site) para designar um  sítio virtual, um conjunto de páginas virtualmente localizado em algum  ponto da Web. Acontece que, com poucos anos de uso, o termo website  ganhou a forma abreviada site, que passou a ser uma segunda acepção do  termo original. Site, portanto, em inglês, passou a designar  alternativamente um lugar real (no campo) ou virtual (na Web).
Evangelizando com Sites
1. Um site pode abordar  um tema específico ou em sua forma mais ampla chamada de Portal, constar  assuntos diversos e disponibilizar ferramentas de textos, áudios e  vídeos. Escolha a abrangência do site, mas delimite-a de acordo com a  capacidade de materiais que serão publicados. Um internauta tem prazer  em visitar um site onde freqüentemente encontrará novidades.
2. Torne  o site interativo para que os internautas encontrem maneiras de  comunicar-se por e-mail a fim de sanar dúvidas e enviar sugestões, mas  se possível, disponibilize um número de telefone também. Crie áreas de  enquetes e espaços para postarem comentários. Lembre-se que esse é o  grande diferencial da internet – Interatividade!
3. Nomeie diversas  pessoas para auxiliar na construção e manutenção do Site. O Webdesign  cuidará do aspecto visual. Isso é muito importante por que a primeira  impressão é a que fica. Dê preferências as cores claras e um design leve  para não cansar a visão. O webmaster cuidará da linguagem de  programação e geralmente será o responsável por publicar no site o  conteúdo que será disponibilizado pelo administrador ou editor geral. O  Administrador Geral, ou editor geral, será um tipo de moderador do  conteúdo que será publicado pelos demais colaboradores.
4. Um site ou  portal será avaliado o seu grau de relevância pela forma de escrita.  Por isso, muito cuidado com as questões gramaticais, termos pejorativos e  gírias. A linguagem coloquial deve prevalecer por que o internauta não  tem tempo para formalidades, mas cuidado com os excessos.
5.  Disponibilize estudos Bíblicos e outros materiais espirituais.
6.  Adicione vídeos de palestras, sermões e apresentações musicais.
7.  Divulgue links de referências ou banners de outros sites e blogs  denominacionais.
8. Cadastre o site em mecanismos de buscas da Web  para que seja facilmente encontrado.
 REDES SOCIAIS
As redes sociais são formas de compartilhamento de informações, gostos e  idéias entre usuários amigos ou na grande maioria que apresentem os  mesmos gostos e estilos. Dentre as redes de compartilhamento mais  conhecidas podemos destacar: Orkut, MySpace, Sonico e Facebook.As redes  sociais ajudam encontrar amigos distantes, mas também criar novos  amigos. Nesse tipo de site, as pessoas geralmente compartilham suas  particularidades através de textos em forma de recados, fórum de  discussões, fotografias, áudios, vídeos, imagens e textos.
Evangelizando com Redes Sociais
1. Crie  primeiramente o seu perfil no site de rede social escolhido. Ao elaborar  a descrição
pessoal, normalmente solicitada nessas redes, procure  apresentar suas crenças pessoais e atribuições religiosas como  pertencentes aos hábitos diários de sua vida.
2. Divulgue imagens,  vídeos e músicas cristãs.
3. Mostre através de fotos ou vídeos,  eventos interessantes que aconteceram em sua igreja.
4. Envie recados  aos amigos convidando-os a participarem de eventos promovidos pela  igreja.
5. Expressar através de recados, palavras de consolo e  esperança através de textos bíblicos ou pensamentos cristãos. Exemplo:  Diante de falecimento de familiares, doenças e etc.
Essas são algumas das ferramentas mais usadas na internet para a  comunicação virtual. Com sabedoria, estudo e atualização constante é  possível tirar proveito desses recursos, abrindo portas para a  evangelização adventista.
Não tenha medo de investir em novos  métodos. “Não deve haver regras fixas: nossa obra é progressiva e deve  haver oportunidades para os métodos serem melhorados.” Evangelismo, p.  105
O evangelismo de sucesso acontece justamente onde às pessoas  marcam presença. A internet pode ser um desses locais quando bem  utilizada. Lembre-se que "Todos quantos estejam relacionados com a obra  devem cultivar novas idéias.” Evangelismo p. 178.


0 Response to "3 Métodos de Evangelização pela Internet"
Postar um comentário