A ciência comprova as vantagens da meditação
Milhões de pessoas começam o dia orando e meditando e sentem que isso faz bem ao cérebro. Parece que quando nos levantamos e imediatamente iniciamos nossa correria, a vida perde sua cor e sabor.
Segundo a Scientific American, acontecem coisas muito especiais em nossa mente durante o momento da meditação, tais como: aquieta regiões normalmente vigilantes; aguça os centros pensantes; promove sensação de centramento, calma e lucidez que permanecerá ao longo de todo o dia (“24 Horas na vida do seu cérebro”, Scientific American Brasil, páginas, 43-44).
Observe o que a ciência tem a nos dizer sobre a meditação: “Os estudos de imagens cerebrais mostram que a prática da meditação pode, a logo prazo, alterar a estrutura do cérebro, espessando o córtex, mudando o tipo e o ritmo das ondas cerebrais e apurando nossa capacidade de concentração. Meditar também reduz a ansiedade, a pressão sanguínea e o estresse (“24 Horas na vida do seu cérebro”, Scientific American Brasil, páginas, 44).”
É maravilhoso contemplarmos a ciência comprovando, ainda que inconscientemente, a eficácia daquilo que Jesus prescreveu para os seus seguidores: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Buscar o reino de Deus compreende emprenhar-se na prática da meditação, de preferência na primeira hora de cada dia e com a Bíblia na mão. Assim, a mente recebe fortalecimento emocional, espiritual e físico. A ansiedade é controlada e adquire-se força e vigor. O fortalecimento das faculdades emocionais dependem, em grande parte, da harmonia com o Criador. Além de todos os benefícios, existe um que se destaca – na minha opinião. Trata-se da correção do senso de valor próprio que acontece naturalmente no processo da meditação.
Como você pode perceber a meditação em Deus é algo vital para o homem. Deus criou ou ser humano para relacionar-se com Ele e a meditação é a melhor oportunidade para garantir essa oportunidade.
Quando Jesus indicou a meditação, em Mateus 6:33, Ele estava revelando o remédio perfeito para curar a ansiedade. Sim, a meditação em Deus é o tratamento mais eficaz para a alma.
Veja as conseqüências do estresse no cérebro, segunda a Scientific American:
- Mata as células cerebrais recém-formadas;
- Contribui para a depressão (e praticamente todas as doenças orgânicas);
- Aumenta a sua vulnerabilidade à doença de Alzheimer a à demência;
- Inibe a formação de memórias no hipocampo;
- Danifica o córtex pré-frontal, encarregado das funções executivas que nos ajudam a raciocinar, estabelecer objetivos e tomar decisões;
- Dificulta funções relacionadas à memória, como a participação em testes;
- Estabelece um sistema de ansiedade generalizada.
Enfim, use a Bíblia para meditar e orar e sua mente ficará física, emocional e espiritualmente preparada para os embates desta vida.
fonte: alcance o poder
0 Response to "A ciência comprova as vantagens da meditação"
Postar um comentário